segunda-feira, 27 de novembro de 2017

Quem é culpado pela greve na educação pública no RS!? Quem a sociedade deve cobrar!? Motivos para a greve do magistério:




-Professores(as) e funcionários(as) de escolas, com salários parcelados há dois anos.

-Governo Sartori-PMDB pagou apenas neste mês a última parcela do 13º do ano passado.

-Governo-Sartori-PMDB deve aos professores(as) e funcionários(as)!

-Os salários do magistério estão congelados (sem reajuste) até o final de 2018, sendo que o governo deseja estender o congelamento até 2020; enquanto isso aumenta a inflação no país, aumenta preço do gás de cozinha, aumenta gasolina, aumenta o preço de vários alimentos, aumenta preço da luz, aumenta preço da conta de água...

-Escolas sucateadas e que não recebem verbas adequadas para merenda escolar e reparos em suas estruturas.

-Banrisul corroendo o pouco dinheiro dos professores (as) e funcionários (as) com altos juros sobre parcelas de empréstimos que muitos precisaram pegar para saírem do vermelho (e voltarem a tal situação devido aos parcelamentos).

-Professores (as) recebem menos da metade do auxílio moradia de juízes. O salário de um professor com 20h é de menos de 1400 reais e o de um professor com 40h é de menos de 2600 reais (para chegar a 40 h efetivas o professor precisa fazer dois concursos extremamente concorridos).

-Muitos professores com 40h trabalham com mais de vinte turmas (com cerca de 25 alunos em média por turma), sendo que o governo vem pressionando as escolas (por intermédio das Cres) para que sejam realizadas “enturmações”(colocar mais alunos em uma mesma sala e fechar outras turmas) o que já provocou no ano passado o remanejo de muitos professores os quais, para fecharem carga horária, precisam hoje trabalhar em mais de uma escola (duas ou até três).

-Professores(as) estão empobrecendo, com contas acumuladas, pois, o salário atrasado e parcelado faz com que se acumulem juros sobre as contas de cada mês que , também, acabam infelizmente por serem pagas com atraso dada a situação.

-O governo Sartori-PMDB não respeita a lei do piso nacional do magistério.

-O governo Sartori-PMDB ameaça fechar escolas e turmas.

-O governo Sartori-PMDB mente para a população gaúcha : o RS deixa de arrecadar mensalmente mais de 7 bilhões em impostos por conta da sonegação realizada por grandes empresas e bancos (muitas dessas as quais financiaram campanhas dos partidos que estão no governo, por meios lícitos e ilícitos); o governo Sartori concede isenções às grandes empresas que chegam a somar mais de 9 bilhões; o governo diz que não tem dinheiro em caixa , mas, só em 2016 foram detectados dois bilhões no caixa do Estado que o governo não divulga (auditoria realizada pelo Sintergs); o governo gastou só em 2016 mais de 3 milhões em publicidade (sendo a maior parte para a RBS-ZH, empresa que deve milhões em impostos); em 2016 o governo Sartori-PMDB gastou mais de 9 milhões em passagens para cargos de confiança; quando Sartori assumiu o governo assinou o aumento do próprio salário e de deputados e secretários, sendo que contratou sua própria esposa para uma secretaria (recebendo salário como deputada); o RS perde mais de 48 bilhões com a lei Kandir e o governo nada faz para reverter a situação; o governo mente sobre  como estão as contas do Estado e até mesmo o governo federal (que é composto pelos mesmos partidos que controlam o governo no RS) reconheceu a mentira, sendo que os dados oferecidos pelo governo do RS já foram rejeitados pelo tribunal de contas como “não correspondendo à realidade”.

-O projeto dos partidos que estão no governo no RS (PMDB-PP-PSDB-DEM-SOLIDARIEDADE-PRB-PV-PSB-PPS , etc) é o de sabotar os serviços públicos no RS (serviços que servem a maior parte da população, classe trabalhadora) para abrir espaço para a iniciativa privada (empresas que patrocinaram os partidos no poder) explorar esses serviços “abandonados pelo Estado” como se fossem meros “nichos de mercado”, privatizando as estatais que restam (e que ainda geram lucros).

A educação pública é fundamental para o desenvolvimento cultural, humano, político, social, econômico e tecnológico de uma sociedade, se há dinheiro para investir na educação pública por qual motivo tal não é feito? O projeto dos partidos que estão no poder no RS e no governo federal é sabotar os serviços públicos e impedir o desenvolvimento da população trabalhadora, impedir que a classe trabalhadora se torne mais esclarecida e forte; essas forças políticas atuam seguindo interesses de grandes empresas, bancos e grandes latifundiários que sonegam bilhões e que desejam lucrar à custa do sofrimento da maior parte da população!

A educação pública serve aos filhos das famílias da classe trabalhadora e por esse motivo vem sendo tão atacada com frequência por governos que representam os interesses de bancos e grandes empresas sonegadoras que vivem da exploração da força de trabalho e esforço da maior parte da população.

A sociedade precisa compreender o que está por trás de todo este embate e somar forças contra os reais inimigos e sabotadores que estão no poder!


Professor Paulo Vinícius

(Santa Maria-RS/2017) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário