Capitalismo, o modo de produção de uma sociedade atrasada.
Capitalismo : modo de produção baseado na propriedade privada dos meios de produção , controlados por uma classe social que, também, controla direta e indiretamente o Estado ( usando-o como ferramenta para manter a submissão da classe trabalhadora a qual , com sua força de trabalho, gera a riqueza da sociedade e os lucros que mantém a classe dominante em seu status de poder) .
A exploração do trabalho da classe proletária (trabalhadores dos campos e das cidades) move esse modo de produção.
O fato dos meios de produção estarem sob controle da classe burguesa estabelece uma hierarquia de poder na sociedade, a desigualdade, e impede a plena e real democracia.
Em suma: o capitalismo estabelece um modelo injusto, desigual, e atrasado de sociedade, que alimenta a competição entre as pessoas e o egoísmo pueril, rejeita a solidariedade , marginaliza milhões de pessoas, gera miséria e sofrimento no mundo, produz culturas doentias, poda a liberdade das pessoas (que perdem suas vidas em trabalhos estafantes , os quais não escolheriam se tivessem outras opções) e ainda corrói a natureza da qual nossa espécie é mais uma manifestação consciente, embora, muito infantil ainda.
Uma sociedade formada por pessoas esclarecidas, inteligentes e responsáveis, diante da própria espécie e da natureza, jamais seria uma sociedade capitalista! Infelizmente o capitalismo, também se perpetua ideologicamente e atrapalha o florescer da autonomia racional humana, impedindo o pleno desenvolvimento intelectual e criativo da humanidade. Lutar contra esse modelo degradante de sociedade é uma questão de compromisso ético para com a espécie e o planeta.
Paulo Vinícius.
Nenhum comentário:
Postar um comentário