quarta-feira, 5 de março de 2014

Sobre "Golpes de Estado" e "revoltas populares " no Brasil (ou : "porque falar em "golpe comunista" no Brasil não faz nenhum sentido) .


Sobre "Golpes de Estado" e "revoltas populares "no Brasil (ou: " porque falar em "golpe comunista no Brasil" não faz nenhum sentido) .

- É possível um golpe de Estado sem o apoio ou "aval" do exército, no Brasil ?
Vamos fazer uma rápida e "superficial" análise:

-Mesmo que a maioria da população saia as ruas, apoiando um partido x em uma tentativa "aparentemente ilegítima" de tomada de poder, se as "forças armadas" não aceitarem esse processo, podem, com uso da força, aniquilar uma revolta de uma multidão "desarmada" ou equipada apenas com "paus , pedras e coquetéis Molotov" ; a situação poderia ser um pouco diferente, caso a população estivesse devidamente armada para um embate com o exército, mas, isso realmente não é o caso no Brasil. Agora, se a população, em sua maioria, apoiar a tomada de poder por um partido x, seria ilegítima "essa tomada de poder" ou ilegítima seria a reação contra tal ?

-Sem apoio do exército um "golpe de Estado" dificilmente pode ser consolidado por um grupo "desarmado" apoiado por uma "população desarmada", isso é muito improvável. A ex URSS acabou , pois, entre outros motivos, o exército vermelho permitiu isso, foi conivente com a "revolta" popular e por isso não houve nem mesmo derramamento de sangue, caso contrário, a situação teria sido muito diferente...

-No Brasil, quando escutamos a "direita conservadora, pseudo-nacionalista" e alguns milicos, nostálgicos da ditadura militar, falarem em "golpe comunista" do PT, só podemos rir diante disso:

Primeiro: é nítido que o PT está, há anos, se distanciando cada vez mais da esquerda (apesar de alguns avanços em algumas áreas sociais, se comparado a governos anteriores bem piores...) e , apesar do apoio de boa parte da população e parte da direita conservadora, também, (PMDB, Sarney, Maluf, Collor, alguns grandes empresários...) , o PT não tem, obviamente, o apoio de 100% do eleitorado brasileiro, aliás, as recentes manifestações nas ruas demonstram muito bem que há sim muita oposição de esquerda e de direita.
Segundo: se algum grupo poderia dar um "golpe de Estado" no Brasil, esse grupo teria que ser armado e muito bem armado, quem tem essa possibilidade são os militares, com o apoio da direita teriam boa parte da mídia e da população "de opinião conservadora e aqueles ingênuos seduzidos pela propaganda ideológica" .
-A única possibilidade de um partido como o PT dar um "golpe de Estado" mesmo já estando no controle do executivo, no Brasil, seria tendo o apoio do exército ou tendo uma "milícia" própria ( o que é absurdo , pelo menos não há informação sobre isso -risos-) . Se o PT tem o apoio do exército, aí sim a coisa pode ficar séria (isso na muito exagerada hipótese de que há uma intenção de segurar o "poder" na marra) , mas, se , como tudo indica, não é "bem por aí a coisa", se setores do exército estão reclamando do governo e falando de forma "curiosa" em "combate ao golpe comunista", então, isso na verdade sugere que não faz o menor sentido a direita berrar "estupidamente" que estamos na iminência de um "golpe comunista no Brasil"!!! Essa hipótese é totalmente risível e absurda! Como o PT daria um "golpe" sem o apoio do exército !?

-Vamos ser realistas: mesmo na hipótese de que alguém tente algo parecido com um "golpe comunista" (o que seria isso afinal? uma revolução socialista ? a "direita" nem mesmo sabe o que está falando quando "solta essas asneiras"...), sem armas e sem o apoio do exército isso seria inviável! Chegamos a conclusão que a direita brasileira (com provável apoio de setores das forças armadas) é muito "burra" e que ela sim é que deseja dar um golpe! Ou ainda , se militares realmente estão (como parecem, infelizmente) defendendo essa opinião de que "estamos na iminência de um golpe comunista no Brasil" , ou eles não entendem nada de estratégia de guerra (o que seria muito estranho), e política, ou eles estão muito "mal intencionados" (ou "entendem" a política e estão usando uma estratégia "maquiavélica" para tentar convencer parte da população da necessidade de alguma ação mais drástica, e nada desejável (péssima) para quem simpatiza com a "democracia") !

P.Vinícius.



Nenhum comentário:

Postar um comentário