quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Trabalhadores, estudantes, em união, na luta pela educação!


Trabalhadores, estudantes, em união, na luta pela educação!

A luta dos professores não é apenas a luta de uma categoria, mas sim a luta de uma classe social, é a luta de todos os trabalhadores, por independência e justiça social!
A educação é base para a transformação social, caminho para a autonomia, para o exercício do pensamento racional crítico, fundamento para o avanço da ciência e tecnologia , não pode ser apenas ferramenta de controle ideológico dos grupelhos que manipulam o Estado ; nós educadores não somos meros reprodutores da ideologia dominante , somos pensadores livres, intelectuais comprometidos com a construção coletiva do conhecimento e a elevação dos trabalhadores !
A educação é pilar para o esclarecimento da sociedade e primeiro passo para a superação das desigualdades, um caminho para a autonomia do proletariado e, por isso, jamais será prioridade das elites dirigentes que até hoje se alternaram no controle do Estado, políticos e partidos que servem a grandes mega empresas privadas , nacionais e multinacionais, sedentas por lucro e aos interesses de potências estrangeiras que não desejam o desenvolvimento do Brasil.
Não há justificativa alguma para que um país repleto de recursos e com um território imenso como o Brasil , se mantenha atrasado e dependente , submetendo sua população a uma situação social degradante e vergonhosa! Nações menores com menos recursos naturais e humanos e que já passaram por guerras destrutivas e até divisões internas, investindo em educação conseguiram gerar tecnologia própria e superar muitos problemas sociais, chegando, até mesmo, a minimizar um pouco a desigualdade e a exploração inerentes ao modo de produção capitalista.
O governo petista no Rio Grande do Sul não tem mais desculpas para manter sua opressão sobre os educadores, não é a falta de recursos ,mas sim dominação ideológica o que move esse governo traidor , que se atrelou as velhas elites sugadoras que antes fingia combater!
Lembrando que PT e aliados governam aqui no RS e controlam, também, o governo federal, beiram ao ridículo as reclamações de falta de verbas, já que muito dinheiro escorre para o legislativo, judiciário ,banqueiros, empresários, cargos de confiança , torrado em estádios de futebol ( o que somado ao bolsa esmola, que não resolve o problema da desigualdade, mantendo os miseráveis na dependência , repete a antiga politicagem do “pão e circo”, da época do Império Romano!!! )!
Vivemos um momento crítico para os trabalhadores em educação ; há mais de 970 dias os governo de Tarso Genro (um dos políticos mais ricos do PT) vem atentando contra o “estado de direito” , passando sobre um direito dos professores ( a lei do piso) e ameaçando cortar o ponto dos trabalhadores em educação (professores e funcionários ) que empreendem uma luta justa! O Partido dos Trabalhadores demonstra total incoerência para com sua própria cartilha de fundação , ostentando um projeto de sucateamento da educação pública e afronta aos direitos dos trabalhadores , direito esse já confirmado pelo judiciário mais de uma vez!
Os professores perdem o equivalente a metade do salário que poderiam receber se a lei fosse cumprida e isso levando em consideração que o piso dos professores , se comparado ao salário de outras categorias, dos políticos e a “bolsinha” de 10 mil reais que o governo federal ofereceu para estudantes de medicina (fazerem sua obrigação que é de estagiarem em hospitais públicos) é miserável , ridículo!
Um professor hoje com 20 horas ganha em torno de 800 reais líquido, como sobreviver com um salário desses! Professores com 40 horas ganham menos de 1600 reais , alguns com mais de trinta turmas e duas escolas!

O momento é crítico , mas podemos aproveitar a onda de manifestações que se alastram pelas ruas do Brasil e juntos com estudantes, outras categorias, e movimentos sociais , fortalecermos nossa luta , em uma greve forte, pela educação pública !
Queremos salários melhores, melhores condições de trabalho, mas,também, uma educação pública que sirva de referência de qualidade e caminho de libertação!
Vamos levantar a bandeira da educação , da democracia real, construída na luta , pelos estudantes e trabalhadores desse estado e país!

Fora Tarso!


Paulo Vinícius (professor de Filosofia e Sociologia em escola pública estadual do RS)

www.mardaliberdade.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário